faz de conta que o que é, é!... avança o peão de rei.

...
o mistério difícil
em que ninguém repara
das rosas cansadas do dia a dia.

José Gomes Ferreira

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Poemas cucos...

Ainda lembrando e homenageando o Torga
… e hoje, e hoje?

Apetece-te chorar?... não cales o choro!
Apetece-te cantar?... então canta!
Não há mordaça para o povo
nem para o pranto nem para o canto.

Apetece-te fugir?... daqui ninguém foge!
Apetece-te gritar?... então grita!
Não há medo nem algemas, hoje,
nem para o grito nem para a luta.

Apetece sonhar? Pelo sonho vamos!
Apetece viver? Eia... vivamos a fundo!
O futuro com vontade levantamos,
... e anda um espectro pelo mundo.

Oh! malditos deste tempo que vivemos,
coveiros com enxadas douradas,
nada impedirá a vida que não temos,
e venceremos as angústias paradas!

4 comentários:

Maria disse...

Muito forte este teu poema "cuco", de LUTA!
E continua a ser pelo sonho que vamos...

Obrigada, Sérgio

Anónimo disse...

Adoro estes poemas cucos. Todos, mesmo todos, muito bem "encucados". Só o registo aqui, para que conste. Já o sabias! Este, tem uma força que demonstra bem como sempre foste e continuas sendo. Um exemplo de luta, de vida, de coerência, de persistência e... de fé na humanidade! Como eu gostaria que esta última fosse contagiosa...

Sérgio Ribeiro disse...

Maria - obrigado eu, até por me teres concedido autoria, ainda que via cuco...
Mia - deu-me na cuca, q'é que queres?; quanto ao "contágio", bem me esforço mas - se calhar - devia esforçar-me mais!

Justine disse...

Cuco ou não, é um excelente poema em forma de grito de força!