faz de conta que o que é, é!... avança o peão de rei.

...
o mistério difícil
em que ninguém repara
das rosas cansadas do dia a dia.

José Gomes Ferreira

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Histórias ante(s)passadas - hors serie ou making-off

Diálogo (com intromissões finais) entre Sérgio “Narciso”, jovem universitário, e o doutor “Narciso” Ribeiro, economista e professor reformado, em que este interpela o outro (que, como diz o poeta, sou eu).
“N”R – Olha lá, ó rapazola, ando p’ráqui a contar histórias ante(s)passadas de há 50 e mais anos,ilustradas, e, à procura de fotografias nossas, aparece-me esta:
Estás cá c’uma pose!
Nem sei se a aproveite. ‘Inda nos vão acusar de narcisos…
S”N” – Olha quem fala. Ainda há dias andou vocência aqui pelo computador a mirar-se em fotos que lhe tiraram ao sair da piscina…
“N”R – A mirar-me?! Q’é que queres dizer com isso, ó puto impertinente?
S”N” – Sim, senhor, a mirar-se. Essa foto em que “avaliavas” o físico (foi nome que lhe deste!) e, depois, até imprimiste com um texto com alguma piada.
“N”R – Ah! Esta?







S”N” – Sim, essa. E até a retocaste e tudo…
“N”R – … retoquei, nada! Recortei…
S”N” – … pois… por forma a não se ver o “pneuzito” e tal.
“N”R – Q’ais “pneu”?!, q’ais “pneu”?! O que eu escrevi foi “Oh p’a mim! no 73º verão do meu contentamento depois de porradas mais que muitas e de alguns sustos”. Mas era só para mim (e para ela…).
S”N” – Pronto, pronto. Vá lá que não falaste na “moldura grisalha”!...
“N”R – Vá lá maz’é de piadas políticas. O importante é que, como se vê, estou muito melhor que tu…
S”N” – P’rá idade, p’rá idade!... e outros meios técnicos...
“N”R – ... prás idades, p’rás idades, queres tu dizer… e não ando a fazer ginástica lá pelos sportingues e a jogar futebol todos os dias... ah! se não fosse este joelho esquerdo!...
(voz feminina vinda do lado) – Eh lá… vocês que estou daqui a ver e a ouvir. Vocês são é iguais um ao um, ou, como dizia o poeta, eu e o outro-eu. Enxerguem-se, narcisos!
S”N” e “N”R (em uníssono)– Narcisos? Olhem-me p’ra esta, olhem quem fala. Quem é que andou por aí a fazer fotos para o Playboy das sessentonas, toda descascada, quem foi?
(voz feminina vinda do lado) – E depois?... não foram publicadas, nem nunca o serão, e vocês ambos-o-um estão com essas fitas só para pôr as fotos à vista do público!...

(CORTA, que já chega...
e publique-se)

6 comentários:

Anónimo disse...

E sejam muito bem aparecidos que estão numa forma de mete inveja a muito menino. Que a vida se vá dando a viver em saúde e em humor que é parte integrante e indispensável das duas. Abraços aos 3 (ou 4, ou 5, ou 6...) que há sempre uma data de "nós" na pele de cada um que se mostra.

Sérgio Ribeiro disse...

Bem observado... e melhor recebido!

Justine disse...

A voz feminina vinda do lado, apesar das "resmunguices" até achou muita graça...

Anónimo disse...

... a voz justineira...
Lembrei-me agora desta!

Maria disse...

E estão muito bem, os dois, ou ambos os dois... :)
Mas do que eu gosto mesmo é das poses... (se bem me lembro, na altura da fotografia de cima - mais ou menos - havia por aí uma empregada interna, certo?)

:))))

Abraço

Sérgio Ribeiro disse...

Vá lá, vá lá. Não mistures memórias com ficções. E do cordel!
Até porque eu começo a estar todo baralhado com estes desdobramentos de personalidade e estas heteronomias. Se calhar, é o alemão (como é que ele se chama?) a aprochegar-se.
Abreijo