faz de conta que o que é, é!... avança o peão de rei.

...
o mistério difícil
em que ninguém repara
das rosas cansadas do dia a dia.

José Gomes Ferreira

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Numa esplanada da Avenida de Roma

Esplanalmoçando na Avenida de Roma:

  • De repente, começo a ver a passar a “fauna” da Avenida de Roma, gente da “fundação” das “avenidas novas” (que já foram novas… e eu bem me lembro delas quando novas eram). Gente, como eu, com tantas décadas em cima! Querendo manter frescura. Carnes mal contidas, balouçantes. Que abundam, que desbundam.
  • Olho mais em frente e mais perto, e pergunto: «E tu? Como é que te manténs tão… viçosa?!», «Ora… são os teus olhos…», «… também são, mas não são só… e não é apenas relativo…», «Pois… também para isso me esforço…», «Eu sei… e às vezes espero, irritado mas calado... porque vale a pena», «…então porque dizes sempre aquela graça alentejana atão porque nã ficas?...», «Para ser engraçado… porque é mentira… aliás, não precisavas…», «Pois…»
  • Na mesa ao lado, assentam(-se) três nativos (das “avenidas novas”, da “fundação”). Estão em casa. Falam alto. Demais. Eu ouço-os. Que remédio… Diz a nativa do trio: «Sabem do que é que eu tenho saudades?...». Contenho a gargalhada que me trouxe a lembrança do título do livro do Rubem Fonseca E do meio do mundo prostituto só saudades (ou era amores?) guardei do meu charuto.
  • E lembro, agora, outro título do mesmo Rubem Fonseca Pequenas criaturas.
  • O almoço na esplanada da Avenida de Roma foi agradável. E não foi. Ou não foi tanto como podia ter sido.

4 comentários:

Justine disse...

Ora esta! Então agora tenho de ter cuidado com as conversas? Não vão elas aparecer por aqui, em nudez absoluta?
Mas olha que o almoço foi agradável:))

Sérgio Ribeiro disse...

Há (a)post(a)s assim. Para que se esperam alguns comentários e eles não aparecem. Que adiam a colocação de outros porque ainda se lhes prolonga o "prazo de validade".
E há outros, a que não se dá nada por eles, saíram porque calhou... e desencadeiam alguma animação.
Isto no quadro de um blog como este, quase de circuito fehado.
Este post teve o comentário (de) que(m) era preciso... e siga a dança.

M. disse...

Aquele pormenor subtil da referência ao título do livro "Pequenas Criaturas" pareceu-me a mim que diz muita coisa...

Rosa dos Ventos disse...

Também deambulei por lá...

Abraço