faz de conta que o que é, é!... avança o peão de rei.

...
o mistério difícil
em que ninguém repara
das rosas cansadas do dia a dia.

José Gomes Ferreira

sexta-feira, 21 de março de 2008

Às vezes passa por mim uma tristeza... das de não ter jeito

Nessas vezes, que poucas são:

Vou-me Embora pra Pasárgada

Vou-me embora pra Pasárgada

Lá sou amigo do rei

Lá tenho a mulher que eu quero

Na cama que escolherei

Vou-me embora pra Pasárgada

Vou-me embora pra Pasárgada

Aqui eu não sou feliz

Lá a existência é uma aventura

De tal modo inconseqüente

Que Joana a Louca de Espanha

Rainha e falsa demente

Vem a ser contraparente

Da nora que nunca tive

E como farei ginástica

Andarei de bicicleta

Montarei em burro brabo

Subirei no pau-de-sebo
.
Tomarei banhos de mar!

E quando estiver cansado

Deito na beira do rio

Mando chamar a mãe-d'água

Pra me contar as histórias

Que no tempo de eu menino

Rosa vinha me contar

Vou-me embora pra Pasárgada

Em Pasárgada tem tudo

É outra civilização

Tem um processo seguro

De impedir a concepção

Tem telefone automático

Tem alcalóide à vontade

Tem prostitutas bonitas

Para a gente namorar

E quando eu estiver mais triste

Mas triste de não ter jeito

Quando de noite me der

Vontade de me matar

— Lá sou amigo do rei

—Terei a mulher que eu quero

Na cama que escolherei

Vou-me embora pra Pasárgada.
.
.
.
.
.
.
.
Manuel Bandeira
.
.
... mas só se tu também vieres!

9 comentários:

Justine disse...

Nós já lá estamos, só que às vezes distraímo-nos e perdemos o norte...

Anónimo disse...

'atão deixemo-nos estar!

samuel disse...

É só arrumar umas coisitas, fazer dois... três telefonemas... e "ala que se faz tarde".

Sérgio Ribeiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Se queres arriscar esta - nossa - para um almoço, um lanche, um jantar, sei lá... aparece.
Um abraço

Anónimo disse...

Eu já estou com saudades!!! Mia

Anónimo disse...

Quem tem saudades... mata-as aparecendo!

GR disse...

Eu vou também!
Adoro a poesia de Manuel Bandeira.

GR

Anónimo disse...

Qual é a caixa postal?
Tem rede para o telemóvel?