faz de conta que o que é, é!... avança o peão de rei.

...
o mistério difícil
em que ninguém repara
das rosas cansadas do dia a dia.

José Gomes Ferreira

quinta-feira, 26 de março de 2009

ou... "Uma História com Final (aparentemente) Feliz" - 10

10.
O Senhor Administrador terminou o telefonema para a Esposa, ligou a televisão e foi sentar-se no sofá onde estivera na entrevista com o Homem. Com o comando à (pequena) distância procurou o canal do “boletim meteorológico das Bolsas”, e mal começara a ser informado, a Secretária avisou-o que na linha um estava o Senhor Comendador que lhe queria falar. Ele resmungou “lá vem o comandador…”.
Não era nada de importante. O Senhor Comendador apenas queria comentar a evolução de umas cotações e, claro, “comandar umas operações” que, aliás, estavam a ser executadas pelo corretor. Mas era preciso ter mais opiniões e acompanhar “aquela loucura” e, claro, aproveitá-la… “Isto das crises até trazem grandes oportunidades, ó Administrador!”.
A conversa, que nem conversa foi, acabou depressa com uma lembrança comandada, ou “encomendada”, “… veja lá esse almoço com Secretário de Estado… isso tem de ser bem preparado… aquele negócio não pode falhar… já falei com o Primeiro e os gajos estão a pôr uns problemazitos… eles que não se façam esquisitos que gente para os governos é o que mais falta… a propósito, olhe que você tem hipóteses…”. E não disse mais que “isto dos telefones…”.
Antes de sair para o almoço, o Senhor Administrador ainda telefonou pelo telemóvel para o Director da Agência. Queria dar-lhe informações sobre a conversa com o Homem e ter mais uma informações sobre “a casa”, sem abrir muito o jogo.
“Olhe lá, oh Director, aquela garantia da casa vale mesmo mais que os 50 mil?”.
“Muito mais, Senhor Administrador…!” .
“Você, conhece-a por dentro, claro?”.
Muito bem, Senhor Administrador… ninguém diz, vendo-a por fora… e tem cá um recheio… sobretudo em quadros, originais de amigos que estão a singarr no mercado das artes, e ali há trabalho de arquitectos… o Homem está bem relacionado…”.
“’Tá bem, ‘tá bem… olhe, há-de mandar um croquis desses interiores… por curiosidade…”.
“… mas sabe, Senhor Administrador? ‘Inda agora me telefonou a Mulher, a mulher do Homem, muito preocupada… o Homem ainda não lhe telefonou a dizer como correu a entrevista, já são horas de almoço e ele é sempre muito certinho nos contactos com a Mulher…”.
“… correu bem, correu bem, se calhar aproveitou estar cá por Lisboa e fui aí dar uma curva ou almoçar com um amigo, ou uma amiga… dê lá uma palavrinha da minha parte à Mulher…”.
“Sim, Senhor Administrador. Já agora, informo V. Excelência que vou esta tarde aí à sede por causa de uma situação nos Recursos Humanos… se for preciso alguma coisa estou aí a partir do meio da tarde, pelas 3 e meia…”. “’Tá bem, tá bem…, boa viagem.” E desligou.
Desceu à garagem, o motorista levou-o a casa. A Esposa esperava-o, ansiosa.
Foi um almoço em que, por insistência dela, apenas se falou de um tema. Daquela casa lá na aldeia que tinham visto da outra vez, que era do Homem que o Senhor Administrador recebera.
Com alguma condescendência e enfado, o Senhor Administrador foi acalmando tanta insistência. Falou dos quadros falou da arquitectura interior, que iriam conhecer melhor a partir de um croquis do Director da Agência, do “recheio” em que parece que havia obras interessantes e que, talvez…, fosse de ver e de avaliar se havia algumas coisas a aproveitar, e falou de mais umas coisas que, embora com alguma secura, foi deixando que a imaginação soltasse.
“Mas olha… nada disto está seguro… é apenas uma hipótese… não te entusiasmes demais…”.
“Ora, ora, eu conheço-te bem… sei que se tu quiseres mesmo vai ser possível… e a nossa Menina ia ficar tão contente… aquela casa tem todas as características que dão com ela…”.
“Vamos ver, vamos ver… até porque me parece que seria um bom negócio… mas não está nada certo, não contes com o ovo no cú da galinha… este é um dos segredos dos negócios.”.

3 comentários:

Maria disse...

O Director da Agência é cá um amigalhaço...
Caso para dizer que com amigos destes nem precisamos de inimigos...
(e o senhor administrador fala assim das galinhas e dos ovos? e dos cus das ditas? Ai, como eu me lembrei agora de uma famosa omelete...)
:)

Abreijos

Sérgio Ribeiro disse...

O pobre do Director da Agência não sabe do que o Senhor Administrador trama. mas ainda vai ter um papel(zito) na dita trama.
Ah! a omeleta!... que boa recordação. Sobretuo agora que venho lá de baixo de Ourém, de uma representação excelente daquele grupo de teatro Apollo, da peça do Saramago Que farei com este livro?.
E, na tarde participei numa conversa, em palco, sobre Saramago com o José Carlos de Vasconcelos e o Zeferino Coelho.

Olha... abreijos também para ti!

Anónimo disse...

Tenho cá um pressentimento, oxalá não me engane, que a filhinha do sr. administrador vai ficar com os dentinhos ao Sol... tadinha.

Campaniça