faz de conta que o que é, é!... avança o peão de rei.

...
o mistério difícil
em que ninguém repara
das rosas cansadas do dia a dia.

José Gomes Ferreira

domingo, 27 de julho de 2008

Histórias ante(s)passadas - 27

Antigamente (espera aí!... não arranjarei maneira menos frouxa de começar a contar uma história, mesmo que seja uma destas estórias ante(s)passadas?!)…
Bem… Antigamente, não se ia à praia como se vai hoje. Antigamente, havia ainda mais vergonha do corpo (o que não é o mesmo que dizer vergonha corpo!)
Antigamente, havia recato! Escondia-se o corpo das vistas do público. E não só em público. Ao que me contaram mas, também, ao que sei. Pois se ainda me lembro de uma conversa, era eu jovem universitário, em que se falava do “escândalo” de um outro jovem, já um pouco mais velho e da redacção da Seara Nova, que andava nu em casa, para não recordar conversas muito menos antes passadas sobre o magno problema dos meninos verem ou não os pais em pelota … e outras, e outras.
Mas antes, muito antes, ainda eu não tinha nascido – mas já os meus pais tinham casado… – era bem pior! Esta fotografia é dos seus primeiros tempos de casados, em companhia dos padrinhos de casamento – o casal todo modernaço, ele de camisa e calças e sapatinhos brancos – e de outros amigos e amigas que não sei quem são, nem houve o cuidado de os meter todos na foto (que não retoquei).
Na praia, pois então. Era assim.
Depois, bem… depois nasci eu. Que comecei a ir à praia de fatinho de banho completo (e camisa por baixo) e, já muito mais crescido, me lembro de ir para a praia de Santo Amaro de Oeiras – ah! os capilés que lá havia ao sair do areal num botequinzinho da esquina para a subida para o comboio… – onde o pessoal masculino só podia andar de calçãozinho à medida e camisolinha de alças, sob a apertada vigilância dos “cabos-do-mar”.
Ah! como os tempos mudaram. Nalgumas coisas, nalgumas coisas…

2 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Maria disse...

Ainda há bem poucos anos os editais que estavam nas praias proibiam o uso de biquini... :)))
Vá lá, alguma coisa mudou, e também tenho fotos parecidas com estas, em que o avê está todo vestido e calçado, sentado na sua cadeira, dentro da "barraca"...

Este post fez-me sorrir hoje, o que é bom...
(foi num baloiço igualzinho a este que parti a cabeça... :) )