faz de conta que o que é, é!... avança o peão de rei.

...
o mistério difícil
em que ninguém repara
das rosas cansadas do dia a dia.

José Gomes Ferreira

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Belmonte a quatro olhos (sem contar com os óculos)

Partilhamos viagens e visitas. Como esta a Belmonte.
Como vamos partilhando a vida, ou melhor, as vidas porque nunca abdicámos de duas serem as nossas vidas.
O aparelho fotográfico é só um. E dela. Mas, de vez em quando, também partilhamos a oportunidade de "apanhar" umas vistas e uns ângulos. "Empresta aí" ... e vá de disparar!
Depois, quando em casa, no computador vemos o que saíu e nem sabemos muito bem quais tirou ela, quais tirei eu. Embora, de algumas não possa haver duvidas: ela, tirou as de gatos, eu tirei as conotadas com Ourém.
Entretanto, ela selecciona para o seu blog e faz as suas (a)post(as) e sai - sempre! - "obra asseada". E eu fico a ver...
Mas, desta vez, resolvi vir à compita. Ela "apresentou" Belmonte, tal como seleccionou o que do nosso passeio pela vila ficou gravado, e quis mostrar e comentar, e eu regalei-me a (re)ver e a ler? Pois então eu também vou entrar nessa. Aqui neste cantinho pouco (mas bem) frequentado.

Então aí vai:

1.
Antes de entrar no castelo, pequeno e quase de brincar, olhemos a torre e o tapete de pedras que lhe serve de base:2.
Lá dentro, sucedem-se os ângulos fotografáveis, isto é, merecedores de registo, num espaço pequeno e bem aproveitado, onde não falta um anfiteatro onde apetecia fazer umas "cenas", "jogralizar"... sei lá... "a gota de mel" ou aquela adaptação do contarelo do Luandino Vieira sobre o ovo, a galinha e os vizinhos, que retirei do Luuanda:

3.
Ainda lá do cimo, tem-se uma panorâmica de toda a povoação e do depósito de água, que vem lembrar que esta é uma terra que, ao contrário de outras!, ainda não foi varrida pelos ventos da modernidade (ou insanidade?!) que deitaram por terra memória para só ficar saudade e raiva: 4.
Numa curva, um largo gracioso, com casas e paredes e nichos naqueles blocos de pedra antiga e bela. Mas... mas no meio de um nicho uma agressão. Em azulejo. Como é que foi possível fazer isto? Não será a tal modernidade mas é, decerto, a mesma insanidade:

12 comentários:

Maria disse...

É uma "competição" saudável...
Uma forma diferente de relatar, mas a mesma beleza nas fotografias...
(a do azulejo não cabe na cabeça de um tonto...)

Anónimo disse...

Bela capacidade de olhar e seleccionar que tu tens, Sérgio. Tem paciência, mas vou ter de mostrar este blog e estas fotos a um amigos e camaradas de Belmonte. Tenho a certeza que vão gostar muito

Campaniça

Justine disse...

Olhares diferentes, sentires muito próximos :))

Sal disse...

Sérgio: As fotos estão giríssimas. Belmonte é fotogénica...

Campaniça: curiosidade minha... Temos camaradas em Belmonte? Emaila-me uma resposta que eu estou muito curiosa..

Desculpa, Sérgio, andar a enviar mensagens aos outros visitantes...


Beijinhos grandes

samuel disse...

Bela reportagem!
Este modo de visitar localidades em "stereo" é óptimo (mais uma canelada no acordo ortográfico).

Abraço

M. disse...

E acho que foi uma grande ideia teres mostrado Belmonte através dos teus olhos.

Sérgio Ribeiro disse...

Maria, dado o uso pejorativo da palavra-conceito competição permito-me dizer-te que li... emulação, e quanto ao azulejo, calculas como fiquei incomodado!

Campaniça, fazes favor de dar as minhas calorosas saudações aos camaradas de Belmonte e de lhes dizer que, da próxima vez os procurarei.

Sérgio Ribeiro disse...

Justine... às vezes tão próximos que se cruzam e chocam:
"empresta ai a mánica...", "agora não que estou eu a tirar esta foto...". "mas era desse sítio que eu queria tirar, só que ligeiramente ao lado... 'tás a ver aquele azulejo lá da nossa vizinha?!" "olha aquelas varandas!"... e por aí fora!

Sérgio Ribeiro disse...

Sal, olá! Fazes favor. Estás em tua casa.

Samuel, "stereo", isto é, de duas mãos dadas e duas livres para "clicar" (mais uma canelada no tal acordo... ou acôrdo?)

M., obrigado pela tua compreensão para a ideia... talvez demasiado oureense. Sou um "bairrista" compulsivo.

Obrigado a todos por terem viajado um bocadinho connosco. Da próxima, seria melhor que fosse mais real e menos virtual.

bettips disse...

Acho delicioso o vosso diálogo de olhares. Que outras perspectivas abrem, sem descurar a de cada um. Lindos!
Abçs

GR disse...

Os registos fotográficos estão lindíssimos.
Poder observar estes recantos tão lindos, com um grupo viajantes como vocês, vale mesmo a pena.

GR

Anónimo disse...

Vocês são todos muita vaidosos, éh éh éh éh, mas eu estou feliz por vocês, estarem assim felizes,éh éhéhéhéh :))
Abraços
PS, (salvo-seja)Sérgio, desculpa mas ás vezes esqueço, de passar por aquí! quem perde sou eu ,claro!