faz de conta que o que é, é!... avança o peão de rei.

...
o mistério difícil
em que ninguém repara
das rosas cansadas do dia a dia.

José Gomes Ferreira

terça-feira, 29 de abril de 2008

Janelas e fachadas de Amsterdam

Andar por Amsterdam é... fácil. Desde que não chova!
Andam-se quilómetros e quilómetros, e as únicas subidas que se encontram são umas leves inclinações em algumas das pontes inúmeras que atravessam canais e mais canais.
É fácil, apesar das biclicletas que aparecem de todo o lado, às vezes com uma família inteira em cima das duas rodas. Todas conduzidas com uma perícia quase circense, num bailado a que os peões se vão habituando. Mesmo quando atraídos (e distraídos) por tanta coisa que apela a uma fotografia. Como aquelas fachadas desafiadoramente fotogénicas.
Da última vez que por aqui andei, ao recolher-me da chuva encontrei, do lado de dentro de uma janela de vidros coloridos e martelados, um motivo de que me atraíu.
Agora, hoje, foi ao olhar uma fachada, e quem descortinei do lado de dentro de uma janela, que fiquei preso, e não resisti a tentar guardar o momento.
No primeiro andar de um prédio de Amsterdam, por cima de uma loja, uma jovem trabalha a um computador. O reflexo do cimo da fachada do prédio em frente parece um cenário que a prolonga, a integra. Ou, talvez, a proteja.
Estava sol em Amsterdam.

6 comentários:

Maria disse...

As saudades que tenho....
... um dia destes "pego" em mim e vou...
Até (quase) logo

samuel disse...

Já por lá cantei... mas foi uma coisa tão "intantânea"...
Tenho de voltar, com ou sem cantigas, mas mais tempo.

GR disse...

Mais uma excelente foto!
E a rapariga? Continuará a trabalhar à janela?
O predio é muito bonito.

GR

Anónimo disse...

Hoje é feriado por aqui. Parece que faz anos a rainha. Apetecia-me mesmo passar por aquela janela, mas só o farei à noite e, de certeza, a ter que "atravessar" muitos holandeses em estado etílico.
Este dia é mesmo "de loucos"!

samuel disse...

O problema com Amsterdam é que quem disser que trabalha "na janela" tem imediatamente que explicar muito bem o que é que faz na realidade... e que a janela não é montra... e que... um aborrecimento!

Abraço

Sérgio Ribeiro disse...

Diria, samuel, que o teu humor, o teu sarcasmo, transborda. Salta do teu blog para os comentários... anda de janela em janela. Ainda bem. Obrigado pelas visitas.

PS (pois seja...): nem vi as janelas a que te referes, vê lá tu. deve ser uma rejeição qualquer.