faz de conta que o que é, é!... avança o peão de rei.

...
o mistério difícil
em que ninguém repara
das rosas cansadas do dia a dia.

José Gomes Ferreira

domingo, 20 de abril de 2008

Palavras (ou expressões) aparentemente próximas e que estão nos antípodas - 1

Enquanto decorria a Assembleia da ORSA (Organização Regional de Santarém), fui anotando uma série de palavras que se opõem e, tantas vezes, se confundem. E nem sempre inocentemente.
Algumas dessas antinomias andam comigo, e pelos meus papéis por aí espalhados e perdidos e por vezes achados, há muitos e muitos anos. Mas sempre que as começo a arrolar, outras novas logo me surgem, talvez para tomarem o lugar das que ficaram pelo caminho.
Como este é um blog de palavras, e não têm de ser todas necessariamente "do cordel" - até porque nenhumas o são -, aqui abri uma série, para as registar. Aquelas que, neste dia, me ficaram em mais um papel.
Vou colocá-las em conjuntos de três, mas começo por uma que, para mim, é fundamental, decerto a "mãe" de todas as outras porque foi a primeira:
ortodoxia e dogmatismo

4 comentários:

Anónimo disse...

Temos um DESgoverno que, professa o dogmatismo, daí chamar ortodoxos aos que contrariam a sua política.
José Manangão

Justine disse...

Vamos embora, à explanação desses antípodas :))

Sérgio Ribeiro disse...

Não tinha a intenção...
Mas vá lá, sem qualquer rigor... etimológico/acordo ortográfico/dicionário.
ortodoxia: respeitar os "eixos" (do mal?), coerência com princípios e valores.
dogmatismo: aceitar como verdades indiscutidas e indiscutíveis o que é discutível e deveria ser discutido.

GR disse...

Respeitamos sem fundamentalismos,
não há razões puras!
A discussão, o debate é o nosso lema!

GR