faz de conta que o que é, é!... avança o peão de rei.

...
o mistério difícil
em que ninguém repara
das rosas cansadas do dia a dia.

José Gomes Ferreira

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Extracto da "cronyca" de uma visita a Toledo

"... A meio da escada, um texto de Neruda, la armonia y la fúria, que ficou lendo, e saboreando, antes de subir o resto dos degraus, até entrar numa segunda exposição. De Miguel Prieto. De quem tinha vagas informações, e onde, em bem curto tempo – porque pressionado –, andou, mirou e remirou, com todas as suas idiossincrasias a encontrarem ecos.

E para não fazer desta "cronyca" uma crónica sua, o "cronysta" deixa apenas um apontamento (talvez dois ou três...) sobre a paz, a guerra, a luta, fugindo à vontade de deixar a biografia toda de Miguel Prieto. (...)"



















La armonia y la furia

Prieto, pequeño árbol de ojos azules, nutre sus raíces en el terreno pedregoso y polvoriento de la soledad castellana, y de pronto es todo ramas y flor, primavera incandescente y palpitante, por entre los azules pasa el crepúsculo frío, el fuego de las aldeas, los solitarios costados del mar. Joven pintor acendrado y devorador, árbol de mucha miel, hay en su ser la armonía y la furia: las dos sales del mundo
. Pablo Neruda

2 comentários:

Justine disse...

Merecia de facto uma visita mais lenta, mais saboreada, mas chegámos ao fim da hora, e tantas, tantas coisas para ver. O teu texto é pista para procurar melhor conhecimento do pintor.

Sal disse...

Olá.
Só passei para deixar um beijinho. Gostei muito de te (vos) ver / conhecer / encontrar...
A Mercedes manda beijinhos