faz de conta que o que é, é!... avança o peão de rei.

...
o mistério difícil
em que ninguém repara
das rosas cansadas do dia a dia.

José Gomes Ferreira

domingo, 27 de janeiro de 2008

Poemas cucos - 3

Poemas cucos[1]
(traduzidos ou adaptados “à maneira”)


À maneira de Nazim Hikmet

Por minha fraqueza, mas não só a minha,
por algum tempo me separaram do meu Partido;
mas não me importei
porque eu continuei a ser Partido

Por nossas fraquezas,
já muitas vezes tentaram acabar com o nosso Partido;
mas nunca conseguiram
porque nós continuámos e continuamos a ser o Partido

Não fiquei esmagado
sob a tortura e o comportamento

Não fomos destruídos
nem pelos de fora e nem pelos "de dentro"!

_______________________
[1] - Os cucos são aves conhecidas por chocarem os ovos em ninhos feitos por outros/as; também se aplica o epíteto a algumas “aves” humanas que se aproveitam do trabalho dos outros/as.
_____________________________

Hoje, o "cuco" andou "à coca". Ficou muito em carteira...

4 comentários:

Justine disse...

Ah, isto hoje, aqui, é muito sério... e fala de força!

Anónimo disse...

É isso.
Obrigado por me teres lembrado que, de vez em quando, na vida e na luta há que fazer das fraquezas força.
Força!

Anónimo disse...

Toca-me tanto este poema. Todas as palavras são certas e verdadeiras.São estas, só podiam ser estas.

GR disse...

Lindo!
É esta força de lermos “o Partido”
É esta força de termos o Partido
Que nada nem ninguém pode destruir o Partido.

GR