faz de conta que o que é, é!... avança o peão de rei.

...
o mistério difícil
em que ninguém repara
das rosas cansadas do dia a dia.

José Gomes Ferreira

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Poemas cucos - 4

Poemas cucos[1]
(traduzidos ou adaptados “à maneira”)


À maneira de Daniel Filipe (com uma ajudinha do Ari)

(…)
Pelos homens, pelas mulheres, pelos trabalhadores
pelos meninos tristes suburbanos, pelas viúvas sós e rurais,
contra o peso da impotência, contra o medo,
contra a mentira e a calúnia e tudo o mais
contra a exploração e a miséria, a fome e a sede

Lutaremos, camaradas!

Na aparência sozinhos, muitos, muitos mil,

por Abril lutaremos, meu amor!
__________________________
[1] Os cucos são aves conhecidas por chocarem os ovos em ninhos feitos por outros/as; também se aplica o epíteto a algumas “aves” humanas que se aproveitam do trabalho dos outros/as.

6 comentários:

Justine disse...

Lutaremos sim, sempre!Juntos, de mãos dadas

Maria disse...

... e com a voz de Manuel Freire, não resisto mesmo em deixá-la aqui....

Pelo silêncio da planície pela tranquilidade em tua voz
pelos teus olhos verdes estelares pelo teu corpo líquido de bruma
pelo direito de seguir de mãos dadas na solidão nocturna
lutaremos meu Amor
Pela infância que fomos pelo jardim escondido que não teve o nosso amor
pelo pão que nos recusam pela liberdade sem fronteiras
pelas manhãs de sol sem mácula de grades
lutaremos meu Amor

Pela dádiva mútua da nossa carne mártir
pela alegria em teu sorriso claro pelo teu sonho imaterial
pela cidade escravizada pela doçura de um beijo à despedida
lutaremos meu Amor

Pelos meninos tristes suburbanos
contra o peso da angústia contra o medo
contra a seta de fogo traiçoeira cravada
em nosso doce coração aberto
lutaremos meu Amor

Na aparência sozinhos multidão na verdade
lutaremos meu Amor


É já no dia 1 de Março. E somos muitos, muitos mil. E vamos mostar...
E por Abril lutaremos todos os dias.....

Sérgio Ribeiro disse...

Ah! grande cuca!
Obrigado pela companhia. Multidão na verdade!

Anónimo disse...

Justine... de mãos dadas!
E com as "patitas" a dar a dar...

GR disse...

Este não é um poema cuco.
É um belo poema teu!
Que nos dá força, quando por vezes ouvimos um “não”!
Hoje, fez-me bem ler este poema.

“Na aparência sozinhos, muitos, muitos mil,”

Sim, seremos muitos mil!
1 de Março, vamos refazer Abril!

GR

Sérgio Ribeiro disse...

Pois é, GR. É um poema meu... enquanto cuco! E não o sinto como pejorativo.
São poemas meus "à maneira". À maneira de...