faz de conta que o que é, é!... avança o peão de rei.

...
o mistério difícil
em que ninguém repara
das rosas cansadas do dia a dia.

José Gomes Ferreira

sábado, 3 de novembro de 2007

A morte da adolescência - 8

“E agora?, e agora?”, perguntava eu. Aturdido. Queria gritar que fora a primeira vez. Que nunca antes…

De um salto, a Júlia levantou-se. “Agora… toca a arrumar e a arranjar esta cama antes que os paizinhos cheguem… salta daí!”. Foi uma ordem, como outras se seguiram, tratando-me, por vezes, por tu.
.
Segura de si, tomou as rédeas do que havia a fazer, depois de um rápido roçar dos lábios pela minha cara e de um piparote cheio de malícia no meu sexo “toc’andar… vai-te lavar e vestir… enquanto dou aqui um jêto; mexa-se, corra!”

Foi uma correria para se pôr tudo como se nada tivesse acontecido. Como se nada tivesse acontecido!... Para a Júlia, até parecia, até parecia que a única coisa que importava era criar um ambiente neutro, inócuo. Como se nada se tivesse passado!...

Surpreendia-me o seu controlo total da situação.

Colocou uma cadeira no sítio certo do pátio, fez-me sentar nela, foi buscar livros e jornais que me meteu nas mãos e atirou para o chão, à roda da cadeira como se a leitura tivesse horas, apagou todos os sinais e marcas detectáveis, nela e em mim e nas coisas, com alguns pequenos gestos de ternura só adivinhada, acendeu a telefonia, arrumou a loiça do pequeno-almoço, começou a descascar batatas e a avançar com os preparativos do almoço.

Sorria…”bem podia ter dado uma mãozinha…”
.
Foi só o que disse. Depois, ignorou-me, Era como se eu ali não estivesse.

Eu continuava aturdido. Lembrava-me como, quantas vezes!..., em conversas, na aldeia, com rapazes da minha idade, sentira uma espécie de inveja (e ansiedade, e temor) ao ouvir as suas experiências contadas com toda a naturalidade. E ouvira, calado, sem nada para contar em troca, rapazinho urbano, sem campos, palheiros, caminhos de escola com atalhos para outras brincadeiras…

Estava assim, absorto, quando os meus pais voltaram, carregados de sacos com vitualhas, para aquele dia e para a semana, até à quinta-feira da semana que a seguia a esta viria.

Tudo estava… normal. Larguei o livro, de que não lera uma linha, ajudei ao transporte das sardinhas e do resto, agarrei no jornal desportivo e voltei para o lugar que a Júlia me reservara na sua encenação.

“Não havia correio no ti’Xico?”. Era onde, então, a meio caminho da vila, se fazia depósito e distribuição do correio. ”Não, filho. Hoje não tinhas nada”, ” … o rapaz devia estar à espera de alguma carta perfumada…”.

Não me dei ao trabalho de responder. Tinha a sensação de que vivera um vendaval a que se sucedia a acalmia. Uma acalmia estranha porque ignorava todos os estragos feitos pelo que a antecedera, surpreendente por ser tão natural, por ter sido tão naturalmente instalada.

3 comentários:

Maria disse...

A Júlia tinha que fazer parecer que nada acontecera... afinal era o seu posto de trabalho que poderia estar em causa...
Não tenho dúvidas nenhumas que o João, mesmo que tivesse dez jornais à frente dele, nem lhes sabia dizer da cor... porque ele, sim, ficou na lua, completamente...
E cá pra nós, no próximo episódio já vai pensar na seguinte... hehehehehehe! ... agora não quer descanso, mas com os pais lá em casa.... vamos esperar.
Bom trabalho, entretanto...

GR disse...

Como desejaria o “pato bravo” do JL com toda a “naturalidade” poder contar a sua façanha!Aos pais!!! a todos! aos amigos agora tinha também uma experiência que poderia narrar. Como ele gostaria de contar, a todos!
A Júlia foi organizada demais, reagindo com bastante espontaneidade!
E agora?
Quero continuar a ler bem depressa o próximo episódio!

GR

Anónimo disse...

Acordei em Lisboa. O dia de ontem foi mesmo cheio. E só não correu em cheio porque o JO perdeu em Alenquer (isto está difícil).

Quanto à "morte da adolescência" tem de esperar que o autor chegue ao Zambujal para regressar ao seu computador onde tem a estória toda... Eu sei o que se vai passar mas não tenho os termos em que o autor a contou.

Até logo. Obrigado pela vossa atenção e ajuda.