faz de conta que o que é, é!... avança o peão de rei.

...
o mistério difícil
em que ninguém repara
das rosas cansadas do dia a dia.

José Gomes Ferreira

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

A morte da adolescência - 12 (e fim)

Agarrei-a por um braço, tentei que me olhasse. “Júlia!... que se passa?… porque não me disseste nada?... porque não me dizes nada?... que se passa?... diz-me tudo?”.

Respondeu-me com um sorriso triste. Talvez o único que lhe vi. Os olhos estavam baixos, mortiços, sem desafio. “’Teja quedo. Veja lá a sua mãezinha que deve estar quase a levantar-se…”.

Escapou-se-me para o abrigo do seu quarto. Quase logo (ou foi muito tempo depois?) voltou. Recuperada. A Júlia.

Passou por mim, parado onde me deixara, imóvel. Deu-me um pequeno encontrão. "Acorde! Vá mas’é p’rás aulas. A sua mãezinha está mesmo a levantar-se. Veja lá se quer que ela saiba mais do que já desconfio que sabe…”.

Quase me empurrou até à escada e fechou a porta comigo do outro lado.

Ao passar, no canto da cozinha, perto da porta de serviço por onde saíra, jvi uma mala e uns sacos atados com corda forte que já estavam preparados para a partida.

No autocarro, a caminho da faculdade, uma lágrima teimou em escorregar-me pela cara abaixo. Sei, hoje, que algo da minha adolescência acabava. Em definitivo.
.
.
______________________________________


Olhei aquelas três mulheres. A Júlia, a filha, a miúda, com os seus 12 anitos e tão parecida com a avó quando eu a conheci. Há bem 40 anos!

Pareceu-me ver, nelas projectado, um filme. Um filme em que eu entrava. Com um papel que não sabia muito bem qual era, qual tinha sido. Um papel que, estava certo, nunca viria a descobrir. Um filme que não era “cor de rosa” nem “negro”, um filme com todas as cores que a vida tem.
.
.
FIM... do que talvez venha a ser um capítulo
de uma história mais longa

4 comentários:

Maria disse...

O final da adolescência... e da idade da inocência...
Acredito que o João Luís nunca tenha esquecido a Júlia. Provavelmente a Júlia também nunca o esqueceu...
Gostava que este final fosse apenas o final de um capítulo de uma estória mais longa....

Abraço

Anónimo disse...

Pode(porque tem qualidade para isso) e deve (porque a gente gosta de ler coisas bem escritas)ser um capítulo de uma novela, mas tem de ir para a "bicha"!!!Nada de esquecer outros compromissos...

GR disse...

Adorei ler esta história de vida (!).
história que não entrando na História, é um marco deixando saudades na memória!

Este conto, outros que escreveste, outros ainda que iremos ler, como ficariam magníficos numa publicação de papel, a capa seria da responsabilidade Justine. Que linda prenda de Natal eu daria aos amigos!

GR

Sérgio Ribeiro disse...

Comentário estimulantes e pertinentes. O da Maria estimulando-e a saber, junto do Jõão Luís e da Júlia como vão as memórias respectivas, o que obrigaria à estória mais longa, mas a Justine a lembrar-me, justinamente, que há compromissos que não podem deixar de ser prioritários, e a GR a vir "ajudar" com aquele estíulo adicional de uma capa com a responsabilidade da Justine. Mas ela têm-na em tudo que vou fazendo... embora reconheça que bem diferente (e aliciante seria) uma responsabilidade de iniciativa foto... gráfica!
De qualquer modo, lisonjeado e agradeciso sou
e assino