faz de conta que o que é, é!... avança o peão de rei.

...
o mistério difícil
em que ninguém repara
das rosas cansadas do dia a dia.

José Gomes Ferreira

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

croniqueta sobre estórias em papéis perdidos e uma fotografia não encontrada

Há 25 anos, em Moçambique, escrevi umas estóriazinhas e fiz uma fotografia. Para quebrar a aridez do trabalho, ou melhor, para doutra forma "agarrar" o que vivia. Intensamente. Em Lichinga, em Metângula, lá no norte, perto do Niassa.
Estoriazinhas que recordo quando me preparo para partir para Moçambique. Com tudo tão diferente. Diferenças também em mim mas, se acaso não é ilusão minha, sou o que menos terá mudado.
Não vou ter a alegria de ir para casa de amigos, com quem tinha uma relação quase fraterna, não vou ver, na televisão, Samora Machel fazer um dos seus gestos espectaculares, com o derrube de letreiros que dividiam moçambicanos que enchiam uma plateia, não irei a Lichinga e Metângula...
À excitação de um regresso, passageiro mas regresso, junta-se a tristeza do que não vou encontrar. Outras razões para alegria encontrarei.
As estoriazinhas que então escrevi estão entre os papéis em que naufrago. Encontrá-las-ei quando não as procurar.
A fotografia, essa, não estou certo de a vir a encontrar.
Era do que chamei "monumento a uma guerra colonial". Entre os ramos de uma enorme árvore africana, perto de Lichinga (ou de Metângula?), lá no cimo e sob os focos de um sol que os fazia brilhar, os restos de uma viatura do exército português que uma mina fizera saltar.
Pedi para pararem o carro e, no meio do maior silêncio, fiz a fotografia. Há 25 anos. Veio no rolo para Lisboa, mandei-a revelar, vi-a, várias vezes, sempre emocionado. Não a encontro.
Mas não desisto, apesar da pouca esperança.
Outras trarei desta viagem. Até porque vou acompanhado... de companheira que fotografa e não perde papéis avulso e outros documentos!

3 comentários:

Maria disse...

Boa viagem, boas férias, descansem, cansem-se de fotografar para nós depois podermos ver....

Abraços

GR disse...

As tuas memórias são história viva!
A riqueza de quem sabe ver. Não vez só com os olhos, nem mexes só com as mãos, característica de muito poucos.
Quanto às fotografias, a fotografa é profissional. Sorte a nossa!
Um bj de saudades,

GR

Maria disse...

Bom 2008, com saúde, paz, alegria......

Abreijos