faz de conta que o que é, é!... avança o peão de rei.

...
o mistério difícil
em que ninguém repara
das rosas cansadas do dia a dia.

José Gomes Ferreira

quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Vocês...

Às mulheres que estão, agora, nos 60 anos

Vocês são o outono do meu contentamento
Vocês foram as teen-agers dos anos 60
Vocês descobriram (ou inventaram!) a pílula,
…...e o twist e o rock+roll
Vocês leram e escreveram páginas de amor livre
Vocês são os caboucos da mulher-que-ainda-não-é
Vocês atiraram-se ao mercado do trabalho
Vocês não foram todas para Letras
Vocês não ficaram à espera do casamento
…...enquanto davam umas aulitas para entreter a espera
Vocês,
…...quando foram à guerra com “eles”,
…...não se ficaram por serem
…...as-esposas-do-senhor-oficial-
…...que-se-deus-quiser-voltará-vivo-lá-da-“frente”
Vocês secretariaram grandes senhores
…...que, às vossas ordens, pequeninos se fizeram
Vocês começaram a criar e a dirigir empresas
…...sem que isso fosse notícia ou escândalo
Vocês abriram caminhos no caminho do futuro
…...e iguais - homens e mulheres – o faremos
Vocês são, hoje, as reformadas activas, e vivas, e belas[1]
Vocês são o outono do meu contentamento
…...ou melhor:
Vocês são o contentamento do meu outono[2]
.
._____________________________________
[1] - e carmens e carmos e ermelindas e graças e ivas e luísas e margaridas e marias e marianas e odetes e paulas e ritas e zés
[2] - e uma muito em particular

8 comentários:

Anónimo disse...

Eu, cá por mim, acho-me muito bem retratada.
E sinto-me muito bem como parte do colectivo que é o contentamento do teu outono!!!

Anónimo disse...

Sinceramente, Sérgio, ao ler este poema até me sinto contente de só me faltar ano e meio para fazer 60. Gostei muito, especialmente do verso "voces sáo os caboucos da mulher que ainda não é". Parabéns, grandes parabéns.

Maria disse...

Imaginando que poderia estar entre uma das reformadas activas que descreves, porque fui tanto do que escreves (e outras coisas que não dizes), quero dizer-te que me orgulho muito de ter feito parte do que eu chamo "geração de transição"...
... sempre dois passos à frente...

Um beijo especial, pelo meu contentamento

Anónimo disse...

Muito, muito obrigada. Como sempre sabes dizer e fazer-nos sentir muito bem, cada vez melhor, as coisas que nos tocaram e nos fizeram ser o que somos

Sérgio Ribeiro disse...

Ó sexagenárias do meu contentamento (de septagenário...), obrigado pela pronta reacção.
Vocês estão mesmo vivas e activas (ainda que reformadas... mas não de tudo o que é actividade e vida, ou de nada que é vida e actividade)!
E este texto foi só um impulso de homenagem... Antecipou-se aos meus textos para o 8 de Março!

GR disse...

Sérgio,
Que dizer deste poema?
LINDO!
Um Hino à Mulher!
Tem vida, cor, movimento e um profundo respeito pela Mulher!
Se o MDM o lê no 8 de Março, vais ser muito aplaudido!
Muitos parabéns!

GR

Anónimo disse...

Até ao dia 8 de Março espero (tempo do verbo esperança) que vocês-mulheres me inspirem para fazer algo novo e mais actualizado e sem me fixar... nas sexagenárias (eh!eh!eh!)

Anónimo disse...

ai!!!!!!!

Quem me dera ter 60 anos.....

só espero que daqui a 30 haja mais alguém que com o mesmo carinho e paixão retrate esta (mais) nova geração.

Um grande beijo de mais uma fã