faz de conta que o que é, é!... avança o peão de rei.

...
o mistério difícil
em que ninguém repara
das rosas cansadas do dia a dia.

José Gomes Ferreira

domingo, 28 de outubro de 2007

Apontamentos e historiazinhas do quotidiano - 1

No "expresso" Fátima-Lisboa:

Estou farto de viajar com beatas (valha-me São Brel e as suas "bigotes")
&-----&-----&
E eu que nunca fumei... nem uma ervita... rodeado de beatas por todos os lados, feito ilha perdida... das graças do senhor e da senhora!
&-----&-----&
Aquelas duas tagarelas são verdadeiramente incansáveis. Maratonistas do paleio. As línguas devem estar a ficar azuis...
&-----&-----&
Esta, aqui no banco mesmo ao lado, "terça" como se estivesse a fazer crochet. Já estive para lhe dizer que hoje não é terça, que é quinta.
&-----&-----&
Valha-lhe deus, minha senhora! Terá assim pecado tanto?
&-----&-----&
Respeito-a muito - respeito, sim senhora - e à sua tanta crença... mas também tenho direito a uma maldadezinha: vou abrir ostensivamente o ávante!, com a foice e o martelo bem visíveis, e ler um bocadinho do meu "terço", mas eu estou no meu dia... é quinta.
&----&-----&
Ai! que deus me perdõe por ter vindo introduzir um t'arrenego no terço que a senhora terça.

2 comentários:

Maria disse...

São riscos que se correm quando se faz esse trajecto.... ser acompanhado por beatas....
Mas elas não se calaram quando viram o jornal? Se fosse eu "benzia-me e pirava-me", hehehehehehe

Abreijo

Anónimo disse...

Sérgio, então tu, nado e criado aí por esses sítios onde, até 1917, as oliveiras eram árvores decentes que só existiam para nos dar o honesto azeite, tão bom para a saúde, e que depois, na Primavera desse ano alumiado, serviram de poiso para estranhíssimas aterragens, não sabes que a pobre beata terçava, não pelos seus próprios pecados ( que, evidentemente, não tem) mas pelos teus, grande pecador, leitor de jornais do mafarrico, e pelos meus, que escrevo estas aleivosias ? E ela sabe que nós somos muitos, por isso já gastou as contas de incontáveis terços.