faz de conta que o que é, é!... avança o peão de rei.

...
o mistério difícil
em que ninguém repara
das rosas cansadas do dia a dia.

José Gomes Ferreira

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Di-vaga-ção

Nalguns intervalos do trabalho em que me ocupo (do trabalho que libertou e liberta o ser humano, e não da venda de força de trabalho ou do seu uso necessário à comunidade… quando a sociedade assim estiver organizada), faço incursões por uma estante onde estão “coisas da poesia”. Desta vez, saiu-me Soma Pouca, do Carlos Aboim Inglez.
Logo me lembrei da apresentação que o camarada e amigo Pedro Carvalho fez dos meus “50 anos…”, em que, quase a terminar, disse:

«Dito isto, muito mais haveria para dizer, nos detalhes e pequenos pormenores que sobressaem em cada página deste livro, mas talvez resumisse esta vivência com um poema de Carlos Aboim Inglez, “Soma Pouca”, o camarada que fez o convite formal para o Sérgio entrar para o Partido,


Soma Pouca é esta
duma vida esparsa
Tanto que se tece
e quanto se esgarça

Tempo sincopado
em versos datados
Que fio os percorre
cerzindo os hiatos

Um fio que persiste
tão doce e agreste
Esta esperança em riste
que o futuro investe»

Mais atento folheei o livro, e fiquei parado no último verso do poema Na morte do Zé (José Dias Coelho, assassinado pela PIDE em 19 de Dezembro de 1961):
É noite. O tempo é frio. A esperança amarga.

5 comentários:

Justine disse...

Tão contido e tão cheio de sentido, este poema de CAI. Vou conhecê-lo...

Maria disse...

Não conheço este livro...
Um abraço apertado. Tu sabes porquê...

Nocturna disse...

Belo poema de um livro que faz parte da minha biblioteca. Poema sentido de alguém que,com o seu exemplo nos deixou um precioso legado,de luta e esperança no futuro,que bastante falta nos faz nestes ásperos tempos .
Obrigado por nos lembrar que a nossa História é feita de homens com esta envergadura , que nunca dobraram e nunca desistiram.
um abraço nocturno

Anónimo disse...

Pois...também tenho que conhecer :)

Vens a Almada ao Encontro?

abraços!

miguel disse...

*vénia*