faz de conta que o que é, é!... avança o peão de rei.

...
o mistério difícil
em que ninguém repara
das rosas cansadas do dia a dia.

José Gomes Ferreira

sábado, 13 de julho de 2019

Um dia assim


25.06.2019

Separam-me anos-luz de gente com que convivo dia-a-dia!

&-----&-----&

Gente que é minha contemporânea, conterrânea, co-espacial, do mesmo tempo e lugar…

&-----&-----&

vizinha mas em infindas léguas à distância do que eu sei, e eu nas lonjuras do que essa gente sabe,

&-----&-----&

… e também do que são as vidas, ou dos viveres dessa gente.

&-----&-----&

Do que são as nossas vidas tão próximas, tão comuns… e nós tão estrangeiros uns e outros, essa gente e eu.

&-----&-----&

E tão nós, e tão sós!...,

&-----&-----&

tão do mesmo espaço e tempo, lado-a-lado, ombro-com-ombro, por vezes juntos nossos corpos, tão corpo-a-corpo e tão separados nós…

&-----&-----&

Todos tão iguais na concepção, no nascer, no morrer.

&-----&-----&

Nos risos, nas lágrimas, no que nos faz chorar e rir.

&-----&-----&

Sempre eu-sou-os-outros, o-outro-e-eu-somos… nós.

&-----&-----&

Que faço eu?,

&-----&-----&

escrevo – faço, edito, distribuo – livros para os outros lerem, livros que os outros não lêem ou que nem sabem que foram escritos.

&-----&-----&

Que digo nos livros?

&-----&-----&

Digo o que julgo ser, conto como penso ter chegado ao que sou, atrevo-me a projectar que iremos ser, com o que quero que seja o meu contributo.

&-----&-----&

Foi o dia em que fui buscar as histórias ante(s)passadas à tipografia, algumas das histórias antes passadas em família e com amigos.

&-----&-----&

Tem, sempre, um pingo de emoção,

&-----&-----&

mesmo que não seja a enxurrada que já foi e pode voltar a ser…

&-----&-----&

Já o dei à co-autora (quase… por tão grande a ajuda),

&-----&-----&

à Rosa, ao Zézito (do "Galinha"), ao Carlos/Susana, já me faltam poucos para esgotar a edição.

&-----&-----&

E… adiante…

&-----&-----&

Tive uma manhã de eficácia após uma noite… esquisita e curta – apaguei a luz às 2 levantei-me não eram 8! –

&-----&-----&

… há qualquer coisa que não está a funcionar mas o certo certo é que devo dar-me por muito satisfeito por ainda haver algumas coisas que funcionam.

&-----&-----&

Foi curiosa a reacção do Zé “Galinha”… a aliciar-me para colaborar num estudo sobre o Zambujal, ao que parece em gestação no seio da catequese.

&-----&-----&

É uma ideia interessante para o Centro de Documentação, em colaboração (como?) com a tal da catequese.

&-----&-----&

Andei à procura de coisas… para recomeçar a entrevista e outras cousas.

&-----&-----&

Está bem encaminhado!

1 comentário:

Justine disse...

Reflexões fundas para fazer os outros pensar, como sempre...