faz de conta que o que é, é!... avança o peão de rei.

...
o mistério difícil
em que ninguém repara
das rosas cansadas do dia a dia.

José Gomes Ferreira

domingo, 20 de maio de 2018

Um texto antigo, esquecido e recuperado


CADEIRAS ENTRE 2 TABULEIROS

As cadeiras, assentes em duas das suas quatro pernas, acabrunhadas sobre as mesas e sem terem quem nelas se (as)sentasse, puseram-se a conversar. Para passar o tempo…
Até que uma, ao espreitar ao redor, o chão e a parede mosaicados em quadrados pretos e brancos, teve uma ideia “… e se nós aproveitássemos a folga e as quadrículas, e fossemos jogar uma xadrezada?”; vai daí, outra disse “boa ideia!… mas essa coisa do xadrez é muito complicada … talvez às damas…”; logo uma mais rabitesa veio de pronto resmungar “… ao xadrez, às damas!… cadeiras a jogar, a imitarem quem nelas s’assenta!, onde é que já se viu?, só de cadeiras tontas…”.
Nenhuma lhe ligou, embora a da ideia tivesse ficado um bocadinho sentida (cadeira que não se sente não é filha de boa gente, né verdade?…), e começaram a organizar um torneio. A formar equipas e, curioso…, todas queriam ser do Boavista por ser axadrezado.
No entanto… no entanto, antes de iniciarem o torneio, ainda houve uma cadeira que se levantou do assento e colocou uma questão pertinente: “jogamos no chão ou na parede?”.
Ficaram perturbadas. Ao chão não chegavam por causa das pernas altas, na parede, o tabuleiro ficaria torto e até as rodelinhas brancas e pretas que podiam fazer de conta que eram damas escorregariam… quanto mais com reis e rainhas, e bispos, e torres, e cavalos, e os peões, todos aos saltos e a comerem-se uns aos outros.
Ainda tentaram – só com as damas… – mas foi uma confusão ao quadrado, isto é, aos quadradinhos. Ensarilharam as pernas todas, as de umas nas de outras, e ficaram num monte. À molhada, como se costuma dizer. Mas quem disse a última palavra foi a rabitesa resmungona que disse “… eu não vos disse, suas cadeiras tontas?!”
Zambujal

3 comentários:

Justine disse...

Está um texto excelente - pena não se conseguir ver a fotografia.

Sérgio Ribeiro disse...

Ora aí tens as cadeirinhas...

Justine disse...

Melhor assim, mais ilustrado!!!!