faz de conta que o que é, é!... avança o peão de rei.

...
o mistério difícil
em que ninguém repara
das rosas cansadas do dia a dia.

José Gomes Ferreira

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Esta parece mesmo ficção...

Na sexta-feira da Festa do avante!, logo depois de almoço.
Com o cartão de serviço, entrei no recinto e conduzi o carro até à "Festa do Livro" para descarregar uns exemplares.
Estava nessa tarefa - atarefado - quando um homem que vinha subindo a larga avenida central, entre a azáfama dos últimos acabamentos, se me dirigiu.
"O senhor fazfavor..."
Pousei os livros que carregava no descarrego, olhei-o: idade acima da média, de fato e gravata, penteado abrilhantinado, um ar sub-urbano.
"Diga, diga" (estranhando aquele tratamento, ali...)
" Faz-me o favor de me dizer onde é que é a Festa do avante!?"
Olhei-o espantado. Seria um camarada a gozar comigo?
"Mas... ó homem, você está na Festa do avante!... é aqui."
"Ah, é? Pois... mas onde é que se pode dançar? Sabe?, dar assim uns passitos de dança..."
Que é que lhe havia de dizer? Perante o ar de quem espera mesmo resposta, cheio de seriedade e de boa fé, ainda lhe disse "ah!, isso só logo à noite... e tem de procurar...".
Agradeceu-me com uma mesura, e continuou a subir a avenida, logo ali a desembocar no "espaço internacional".
Antes de voltar a pegar nos livros por descarregar, demorei algum tempo a recuperar da surpresa.
Esta Festa!

3 comentários:

Justine disse...

O que ele se deve ter divertido durante toda a Festa, a fazer a mesma pergunta dezenas de vezes!! Se calhar era um estudo sociológico...:))

cristal disse...

Ou então a festa, este ano, teve um extra terrestre em missão :)!!!

Maria disse...

Curiosamente a mim dirigiu-se uma senhora que me fez a mesma pergunta, dizendo que a dança seria em cima de um palco... encaminhei-a para o palco Arraial, que esteve a funcionar até às duas da manhã de sexta feira...
:)